quarta-feira, 22 de abril de 2015

Catarinense 2016 - A melhor fórmula???

        
 
   Em entrevista no fechamento da segunda fase do Catarinense 2015 o presidente da FCF o eterno Delfim avaliou o campeonato como "bom", porém fez uma crítica velada à fórmula escolhida e aprovada pelos clubes este ano. Segundo ele o imaginado era que, o esperado era que os 5 principais times do estado passassem para o hexagonal e que isto trouxesse um maior público devido aos melhores jogos. Não foi o que aconteceu.

                Outra coisa que o mandatário deixou nas entrelinhas e nas linhas é que esta fórmula de "Hexagonal e Quadrangular"(2014/2015) teve sua última edição este ano. O que ainda não se sabe é qual será...

                A fórmula deste ano deu oportunidade para o JEC se classificar em 6° na primeira fase, ter a terceira melhor campanha em pontos/aproveitamento no geral e chegar a final, fez ainda com que o Guarani de Palhoça tivesse a sexta melhor campanha no geral e fosse rebaixado. Todos aceitaram este modelo e ele proporcionou estas distorções.
             Na minha opinião e acredito que cada torcedor deve ter a sua, a melhor fórmula do estadual seria turno e returno em pontos corridos(18 datas, uma a menos do que a atual), fazendo a final entre os dois primeiros colocados. Algumas variações podem ser consideradas:
1)A melhor campanha faz o jogo da volta da final em casa.
   1.1)vantagem de dois empates
   1.2)sem vantagem de empate podendo ser decidido nos pênaltis.
2)Uma final em jogo único na casa do melhor colocado na classificação geral
3)Campeão de turno x Campeão do returno(com as variações citadas acima) - caso o mesmo time vença turno e returno é campeão direto.

       E aí torcedor, o que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário