quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quem leva???

   
 Faltam 11 dias para a primeira partida do Campeonato Catarinense, a grande maioria das contratações já foram feitas, os times já estão tomando feições de time e os técnicos na maioria já tem uma ideia de como colocaram seus comandados em campo.

    Ano passado esperávamos ter  o melhor Catarinense de todos os tempos, mas na prática, não sei se pela fórmula maravilhosa da FCF, ou pela baixa qualidade do futebol dos times, acabamos tendo um campeonato fraco. Este ano porém, pelas contratações e o número de times na série A e B, acredito que sim teremos um grande Catarinense.

     Como a fórmula atual prevê que 6 times se classificam para buscar as vagas da final, não acredito em surpresas este ano, os 5 times que disputam a série A e B vão ficar entre estes 6.

     Abaixo minha avaliação e pitacos sobre os times, vou dar uma nota sobre a probabilidade do time chegar a final, sendo que 10 é para "favorito", 8 para "grande Chance", 6 para "pode ser", 4 para "zebra" e 2 para "pouquíssima chance":

AVAÍ, nota 8: O time vem de um acesso conturbado, alternou bons e maus momentos na série B e subiu graças a vários resultados paralelos. Competência do Geninho aliada a uma boa fase do Diego Felipe, que desandou a fazer gols importantes e também incompetência dos times que brigavam pelo G4 e patinaram quando não podiam. O elenco que vem sendo montado é bom, algumas apostas, outros jogadores com boa experiência. O time ainda não fez amistosos, então fica difícil ter uma ideia de quem o técnico mandará a campo. A tendência do Avaí é crescer no hexagonal com o time já acertado.

FIGUEIRENSE nota10: Começou a série A muito mal e acabou se acertando com a chegada do Argel, basicamente com os mesmos jogadores, não jogou um futebol de encher os olhos em quase nenhuma partida, mas fez o feijão com arroz bem feitinho. Perdeu alguns jogadores importantes como o Tiago Volpi, goleiro que fez alguns milagres salvando e ajudando o time a se manter na série A. O amistoso contra o Operário/PR foi interrompido no segundo tempo e terminou com um empate, pouca coisa pode ser avaliada. O Figueirense começa o ano com moral elevada e como sempre monta times com desempenho equilibrado dificilmente ficará de fora de uma final.

JOINVILLE nota 10: o time chega com o ânimo a mil para o início do Catarinense, manteve boa parte da base que foi campeã da série B, vai contar com a empolgação da torcida pelo acesso e está com sede pela conquista do estadual que está esperando faz tempo, quase uma década e meia. Algumas contratações pontuais. Venceram o forte sub-23 do Atlético/PR e mostraram já ter uma cara, devem começar embalados, o que para uma competição de turno único é importantíssimo, pois dois ou três tropeços podem ser fatais.

CRICIÚMA nota 6: depois de um 2014 desastroso o Tigre junta os cacos para tentar se levantar. Com uma sucessão de erros nas contratações o destino foi um fraco Catarinense e uma série A de sofrimentos. Pouca coisa do ano anterior será aproveitada e é muito possível que comecem o campeonato ainda precisando achar uma cara. Chance de uma final só pela tradição no campeonato.
  
MARCÍLIO nota 2: alguns jogadores experientes no grupo como Athos, Soares e Schwenk e um técnico rodado no estado, nosso conhecido Macuglia, são mais uma tentativa do Marcílio Dias para fazer o que não consegue há tempos, ter uma participação que vá além de coadjuvante. No amistoso contra o Operário/PR conseguiu uma vitória apertada. Vai no máximo jogar certinho e muito dificilmente deve conseguir uma vaga no hexagonal. 

METROPOLITANO nota 4: com uma participação discreta na série D e contratações que não empolgaram a torcida o Metro vem para mais um Catarinense sendo a eterna promessa de um time que "vai ser", mas que na hora H não é. Penando  nos amistosos o time mostra que  provavelmente pode chegar ao Hexagonal mas não tranquilamente. 



GUARANI  nota 2: vice-campeão da série B, o Guarani segue na fórmula manutenção da base e empréstimo de jogadores a baixo custo. Sem muitas pretensões deve lutar contra o rebaixamento.

ATLÉTICO IBIRAMA nota 4:contratações baratas e a expectativa de reviver os melhores momentos como quando chegou a duas finais de catarinense o Atlético pretende não passar o sufoco que passou em 2014, quando escapou pelo saldo de gols de disputar a segundona do estado. Deve lutar bravamente por uma das vagas do Hexagonal e quem sabe uma das vagas da série D.

INTER DE LAGES nota 6o Leão Baio voltou a primeira divisão como campeão e chegou dizendo a que veio, com contratações como Marcelinho Paraíba, Reinaldo e Fernando Henrique o time que conta com uma torcida empolgada que espera há tempos este retorno, vai certamente incomodar, principalmente nos seus domínios. Briga por vaga no Hexagonal e certamente por uma das vagas da série D.

CHAPECOENSE nota 10: o Verdão do Oeste terminou a série A calando a boca de muita gente, todos os que esperavam que o estreante na elite fosse saco de pancadas e terminasse na lanterna da competição tiveram que engolir algumas goleadas e vitórias contra times tradicionais. Alguns jogadores saíram e outros chegaram, se compararmos as contratações para o Catarinense do ano passado e as deste ano podemos afirmar sem medo que teremos um destino muito melhor neste estadual. 

    Claro que tudo isto é palpite, só com a bola rolando saberemos se o que "pode ser" realmente "será". O que é fato é que nosso estadual será uma vitrine gigantesca e o time que se destacar certamente terá um assédio gigante sobre seus jogadores...complicado de escolher, ir bem no estadual ou manter uma boa base para os nacionais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário