terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sobre vaias ou apoio

       

      Assim como todo torcedor, estou chateado com a situação da Chapecoense no momento, também assim como muitos senti vontade de vaiar o time, xingar os jogadores, ir tirar satisfação e toda esta loucura de quem é apaixonado pelo seu time. Mas não fiz nada disto, porquê?
     
       Parei para pensar que somos o menor time da série A, em história, tamanho e investimento, parei para pensar que chegamos nesta selva pelo menos 5 anos antes do previsto e planejado, sem experiência, em apoio e contando com a desconfiança de toda mídia, adversários e até mesmo de grande parte dos nossos torcedores.

         Sabendo disto sou menos passional? Claro que não, também quero a Chape lutando no topo sempre, mas apesar de querer, não fico sem ter noção da realidade. O nosso excelente turno surpreendeu a todos, inclusive a nós mesmos e gerou uma sensação de invencibilidade, de que as coisas viriam naturalmente, mas a realidade é o que está acontecendo no segundo turno.

          Por um bom tempo seremos um dos últimos, senão o último clube a ser escolhido por jogadores e formar um bom time para nós é um malabarismo 10 vezes mais difícil do que para pelo menos mais da metade dos times da série A.

           Revendo o jogo contra o Cruzeiro, vi bons momentos da Chapecoense, boas chances que poderiam ter virado empate e até virada, mas não vieram, é um momento ruim, estamos colhendo a passividade implantada pelo Eutrópio e torcemos para que esta maré mude.

          Se o caminho escolhido forem as vaias e os protestos com agressões a jogadores, podem ir comprando o pacote da série B, pois está mais do que provado, temos vários exemplos de times maiores que o nosso que passaram por isto e caíram. Porém temos vários outros exemplos de times que foram apoiados, onde a torcida se mobilizou e conseguiram escapar.

           A vontade é xingar, esbravejar, mas a psicologia mostra que debaixo disto as pessoas produzem menos, ficam mais tensa e o efeito é o contrário do esperado. Quer xingar, vaiar e agredir? Ok, mas saiba que isto serve apenas como desabafo, pois não tem efeito nenhum sobre a produtividade do time, muito pelo contrário.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário